ORIGEM E HISTÓRIA
O Pastor de Shetland, também conhecido como Sheltie, é um animal de raça criada recentemente. Sua origem vem da Escócia, mais precisamente das Ilhas Shetland, local que tem como especialidade a criação e cães e também outros animais de pequeno porte, como ovelhas e pôneis. Apesar de se tratar de um cão que possui uma origem mais atual, ainda há controvérsias a respeito do seu surgimento. Há quem defenda que a sua origem venha do cruzamento entre cães da raça Border Collie com raças nativas. Há também quem acredite que eles descendem do Collie cruzado como Spitze, o que resultou em seu tamanho reduzido.
O Pastor de Shetland tornou-se mais popular durante o início dos anos de 1900, onde começaram a ser usados para pastorear as ovelhas dos habitantes das ilhas escocesas. No ano de 1914, foi criado o primeiro clube dedicado à criação do primeiro padrão dessa raça. No começo, ele passou a ser chamado de Shetland Collie, mas isso causou uma grande desaprovação dos criadores de Collies. Como o Pastor de Shetland era usado para pastorear, acabou então recebendo o termo pastor ao nome, sendo mantido até os dias de hoje.
Nos EUA, o Pastor de Shetland ficou mais conhecido tempos depois, onde passou a ser admirado por causa da sua fisionomia delicada e porte pequeno, além do seu inegável charme. Rapidamente, tornou-se bastante requisitado como cão de companhia. De acordo com o padrão estabelecido pelo American Kennel Club (AKC), não é permitido que a raça de Pastor de Shetland apresente a cor branca na pelagem em mais de 50% do seu corpo. Se isso acontecer, ele poderá ser eliminado de concursos de beleza. Apesar disso, aqueles que possuem a pelagem branca têm o direito ao pedigree.
O Pastor de Shetland é um animal muito esperto, que possui um alto nível de atividade e, em geral, costumar ser obediente aos comandos do dono. É um cão que se adapta bem com as crianças, sendo bastante sociável com elas. É uma boa companhia quando o assunto é brincar, gostando muito de se exercitar brincando de correr e pular. Em contato com outras pessoas estranhas, ele leva certo tempo para se adaptar e se sentir confortável e confiante. O mais comum nesse caso é que fique mais afastado ou então rosne quando se aproximam dele para um afago. Apesar disso, é difícil que ele acabe de fato partindo para o ataque.É um bom cão de guarda, obediente e atento às ordens que lhe são dadas. Ele pode ter o costume de latir com frequência e esse é dos motivos pelo qual deve passar por um adestramento. O Pastor de Shetland gosta muito de estar na companhia de sua família, brincando ou apenas deitado ao lado. Isso demonstra bem a sua personalidade amorosa e sensível. Trata-se de um cão que sabe demonstrar seu afeto e também adora receber carinho.
O cachorro Pastor Shetland pode viver bem em pequenos espaços, como apartamentos, mas é preciso que ele faça exercícios com regularidade. Ele possui uma pelagem bem vasta, apesar disso, a manutenção não precisa ser feita com grandes cuidados em especial, já que os seus pelos não têm o costume de embaraçar e dar nós. O importante é que ele seja escovado uma vez por semana, para que assim o seu pelo apresente uma aparência bela e saudável. Na época de troca de pelagem, é recomendável que a escovação seja feita com numa frequência um pouco maior, para também evitar que ele fique derrubando pelos por toda a casa
Entre em contato
Tire suas dúvidas e saiba mais